segunda-feira, 6 de junho de 2011

Brinquedos para crianças dos 2 aos 3 anos

O Triciclo
Aos dois anos, quando as capacidades motoras e de coordenação estão em franco desenvolvimento, o mais indicado é o Triciclo. Com ele irá desenvolver a sua «motricidade grossa, a coordenação mão/olho, o sentido de equilíbrio» e aumentar a autoconfiança, pode ler-se no livro «A Criança Feliz», de Chantal Gazal (Editorial Presença).



Os Puzzles
São adequados a partir dos dois anos e estimula a criança a identificar aspectos semelhantes, ajudam a desenvolver a relação mão/olho e as capacidades mentais (análise, resolução de problemas, concentração).


Material de desenho e pintura

Por volta dos dois anos a criança já tem destreza para agarrar um lápis e fazer riscos. Aos três anos, explica Mário Cordeiro, na obra «O Livro da Criança», «o desenho e a pintura surgem como muito importantes para expressar ideias e conceitos que ainda não encontraram linguagem simbólica adequada.» Encorajam a criatividade e melhoram a motricidade fina, acrescenta o livro de Chantal Gazal.


Outras sugestões
Blocos de construção, bonecas, carrinhos, animais, objectos musicais, livros ilustrados, materiais de moldagem e colagem e teatros.

domingo, 5 de junho de 2011

Links

Links de locais onde pode levar as crianças


 



Poema Infantil [As Cores]

As Cores





Poema Infantil

O Relógio

Passa, tempo,

tic-tac Tic-tac,

passa, hora

Chega logo,

tic-tac Tic-tac,

e vai-te embora

Passa, tempo bem depressa

Não atrasa Não demora

Que já estou muito cansado

Já perdi toda a alegria

De fazer Meu tic-tac

Dia e noite, Noite e dia

Tic-tac Tic-tac Tic-tac…


O Jogo [Cabra Cega]

A Cabra Cega

Jogam várias crianças. É necessário um lenço ou pano para amarrar à volta dos olhos de uma das crianças que será a cabra-cega.

As crianças colocam-se de mãos dadas formando uma roda. A cabra- -cega fica no seu centro da roda, de cócoras e com os olhos tapados com uma venda.
A seguir inicia-se um diálogo entre as crianças que estão na roda e a Cabra-cega.

“Cabra-cega, donde vens?”
“Venho da Serra.”
“O que me trazes?”
“Trago bolinhos de canela.”
“Dá-me um!”
“Não dou.”
Então, as crianças que se encontram na roda dizem em coro:
“Gulosa, gulosa, gulosa... “ (repete-se até a Cabra-cega agarrar alguém)

A Cabra-cega levanta-se e tenta apanhar uma criança da roda. Se apanhar alguém, as crianças calam-se todas e a Cabra-cega tem de adivinhar, apalpando com as mãos, quem é a (o) colega que apanhou.
Quando acertar, fica esse (a) a ser a Cabra-cega.



quarta-feira, 1 de junho de 2011

O Jogo [O Rei Manda]

"O Rei Manda"

Jogam seis ou mais crianças, num espaço que tenha parede ou muro.

O rei coloca-se de costas para a parede ou risco e as outras crianças colocam-se, lado a lado, à sua frente, a uma distância superior a dez metros.

A função do rei é dar ordens que podem variar bastante. As outras crianças cumprem essas ordens, tentando aproximar-se o mais possível da parede ou risco onde está o rei. Quem conseguir chegar à parede ou ao risco em primeiro lugar, será o novo rei.

Ao dar as suas ordens, o Rei deve começar por dizer, “O rei manda...:”. A título de exemplo pode dizer: “O rei manda...dar dois saltos a pés juntos para a frente, um salto de gigante para o lado esquerdo, marchar no sítio, saltitar a pé coxinho para o lado direito, dizer o nome em voz alta, rodopiar duas vezes”, etc.

Adivinhas

As Adivinhas

1.O que é que anda com os pés na cabeça?

2. É bom para se comer, mas não se come assado nem cru, nem cozinhado, o que é?

3. Faço os olhos bonitos e os coelhos são doidos por mim, cresço de pé e sirvo para pratos sem fim.

4. Sou branco como a neve, doce, como mel, se me puseres no leite, saberá muito melhor.



Respostas:


1. O piolho

2. Prato


3. Cenoura

                                           4. Açúcar

O Jogo

                        1,2,3 Macaquinho do chinês


Jogam oito ou mais crianças, num espaço que tenha parede ou muro, embora estes possam ser substituídos por um risco desenhado no chão.

Uma criança, o “macaquinho do chinês", posiciona-se junto ao muro, virada para a parede, e de costas para as outras, que estão colocadas lado a lado, a cerca de dez metros ou mais.
O macaquinho do chinês bate com as mãos na parede dizendo: “Um, dois, três, macaquinho do chinês”.

Enquanto este diz a frase, os outros avançam na direcção da parede. Mal o macaquinho chinês termina a frase volta-se imediatamente para os outros, tentando ver alguém a mexer-se. Quem for visto a mexer-se volta para trás até à linha de partida. Assim, as crianças só podem avançar quando o macaquinho chinês diz a frase, pois ele pode fingir voltar-se para a parede e olhar para trás, a ver se apanha alguém a mexer-se.

A primeira criança que chegar à parede será o próximo macaquinho chinês.


Expressão Plástica [Sopragem]

                             Técnica de Sopragem

Na técnica de sopragem pode-se realizar trabalho simples mas muito engraçados. Para realização desta técnica é necessário ter uma folha ou cartolina da cor desejada, tintas diluídas, pincéis e um tubo de uma caneta. Na folha coloca-se pingos da tinta desejada e com o tubo sopra-se criando efeitos.



Expressão Plástica [Jogo do Bowling]

Construção do Jogo do Bowling

Recursos:

7 Garrafas;
Cartolinas;
Tesoura;
Cola;

Modo de preparação:

Com cartolinas de várias cores ao gosto de cada um, corta-se uma barra para cada  uma das 7 garrafas, em seguida faz-se os olhos com cartolina branca e preta, com cartolina preta pode-se fazer também as sobrancelhas e coloca-se de diferente maneiras nas 7 garrafas, e por fim a boca também com diferentes expressões, para cada garrafa ter uma expressão diferente.